sexta-feira, 23 de maio de 2008

Blusa Inverno Masculina

Receita do site da tecelagem manual.

Material:10 novelos de Cisne Acalanto cor 4469
Agulha para crochê;
Tear de pregos.
Ponto: Canelado
Quantidade de Pregos: 58
Cala: 3 cm
Manequim: 42/44
Modo de Fazer

Frente: Coloque 58 pregos no tear (Ponto Canelado). Teça por 53 carreiras. Decote em “V”: Você vai trabalhar com metade dos pontos, neste caso 29. Como fazer a redução[1]: Pegue o ponto número 29 em cima e em baixo e passe para o ponto número 28, passe os fios sobre estes pontos e abaixe para cair à trama. Faça mais 2 carreiras. Agora pegue o ponto número 28 em cima e em baixo e passe para o ponto número 27, faça as 3 carreiras. Nota: A cada redução você deverá fazer 3 carreiras. Reduza até chegar a 20 pontos no tear. Agora complete em carreiras até alcançar 86 carreiras e arremate. Faça o mesmo com o outro lado da peça.
Costas: Coloque 58 pregos no tear (Ponto Canelado) [2]. Teça por 83 carreiras. Agora arremate o intervalo dos pontos 21 ao 38. A última argolinha deste arremate você deverá colocar no prego número 39 (em cima ou embaixo). Faça as 3 carreiras restantes nos dois lados e arremate. Esse arremate serve para dar o caimento da gola na parte de trás.
Mangas: Para as mangas você vai precisar fazer o cálculo em centímetros. Por exemplo: Faça uma amostra de 10 pontos por 10 carreiras em Ponto Canelado e arremate. Veja por uma peça que você já tenha quantos centímetros de largura e altura a maga tem. Normalmente a manga tem uma medida até a altura do cotovelo e fica mais larga depois disso. Aumento: Aumente um ponto de cada lado e faça pelo menos 2 carreiras antes de aumentar mais pontos. Quando estiver chegando a quantidade desejada de carreiras não aperte muito os pontos para que no arremate a manga não fique apertada debaixo dos braços. Costure as partes da blusa e termine com croche ou outro tipo de acabamento de sua preferência.[1] Para não se perder na redução utilizando o Ponto Canelado faça o seguinte: basta seguir SEMPRE o traçado da carreira anterior até onde você estiver reduzindo aquele ponto.[2] Nesta peça nas costas utilizei o Ponto Escama mas ficará bem melhor se feita em Ponto Canelado. Caso queira fazer em Ponto Escama, você deverá medir a peça da frente, tanto em largura quanto em altura pois o Ponto Escama rende mais e será necessária uma quantidade menor de pontos. Enquanto para altura da peça será necessário um número maior de carreiras.




5 comentários:

Anônimo disse...

oi tudo bem sou patricia e procurndo na net vi seu bllog lindo parabens vc e otima, gostei da ideia de fazer blusas no tear de pregos, comprei um de 36 pregos em cima e em baixo , sera que consigo fazer um blusinha para meu filinho de 2 aninhos com este tear , se puder me ajudar, so sei fazer tapetes de barbantes, e ja arrisquei um mini cachecol com franjas em zig zag, agradeco bjusss
patykarina@gmail.com

Anônimo disse...

Oi sou a Geneci.
Vc poderia colocar fotos da blusa para nós olharmos.
Obrigada!
Caxias do Sul - RS

Anônimo disse...

boa tarde!!!!descobri o tear a pouco tempo e amei, estou fazendo cachicol mas minha maior vontade e fazer touca e blusa de frio gostaria de saber como faço uma touca no tear desde já agradeço
Rose!!!!

Soninha disse...

Oi Cris,
adoro suas receitas.
só não consegui fazer o arremate no meio da peça.
existe alguns video que mostre como é feito.
Sonia

Soninha disse...

Oi Cris,
esqueci de deixar meu e.mail: matula@click21.com.br
abçs